quarta-feira, 3 de novembro de 2010

Gordura Localizada

A gordura localizada acorre quando há excesso da reserva do tecido adiposo na região do abdome, quadris e cintura, podendo ocorrer mesmo quando o paciente está no seu peso ideal. É comum confundir gordura localizada com obesidade, mas para o obeso tratar essa gordura é preciso primeiro que ele perca peso.
As principais causas são o sedentarismo, distúrbio hormonal e postura incorreta.

Ela pode acometer homens e mulheres e existem 2 tipos:

Andróide – o acúmulo se desenvolve na barriga
Ginóide – acúmulo na região do quadril e bumbum, formando-se o culote

Os principais vilões são alimentos com gorduras. A gordura não utilizada em forma de energia será armazenada em certas regiões do corpo, como energia de reserva, originando a gordura localizada. O excesso de açúcar, também se transforma em energia de reserva e aumenta nossa quantidade de gordura. Esta característica é especialmente encontrada em pessoas com gordura localizada no quadril, já que esta região tem fibras musculares diferentes do resto do corpo e precisam de açúcar para os movimentos e exercícios, desta forma é mais fácil o armazenamento nesta região, e conseqüentemente mais difícil de perder com exercícios leves. 
Pode ser evitada aumentando a oferta de alimentos protéicos, tais como carnes, leite e derivados e ovos;
1.   Reduza o consumo de calorias diminuindo a ingestão de alimentos gordurosos, pois representam nossa maior fonte concentrada de calorias, acumulando mais do que o dobro de calorias das proteínas e carboidratos.
2.    Comece a substituir algumas carnes vermelhas do seu cardápio pelas carnes brancas de peixes ou aves. Prepare-os no vapor, grelhados, cozidos ou assados.
3.    Evite, sempre, as frituras, ricas em gorduras. Procure utilizar pouco óleo nas preparações, inclusive no tempero de saladas. Prefira o azeite ou óleos como o de canola ou girassol.
4.   Evite os doces com recheios, creme de leite, chantilly, chocolate, pois possuem grande quantidade de gorduras e alta concentração de calorias. Prefira as frutas ou se fizer muita questão dos doces, escolhas os feitos a base destas.
5.   Evite os molhos gordurosos, preferindo sempre os mais simples; 
6.   Coma moderadamente, usando o bom senso e pratique exercícios regularmente,
7.   Faça várias refeições ao dia em pequenas porções, facilita a digestão. Seu apetite será menor e o organismo mandará menos reservas para os depósitos de gordura. 
8.   Beba 2 litros de água por dia. Pois vai melhorar a circulação e seu intestino vai funcionar bem melhor
Tratamentos:
Accent: Trata-se de um aparelho de radiofreqüência (similar ao Thermacool), que emite radiação eletromagnética de alta frequência (40,68 MHz), promovendo a melhora da celulite, gorduras localizadas e da flacidez. Também é recomendado para o rejuvenescimento da face (flacidez e elasticidade da pele).

- Carboxiterapia: É uma técnica na qual o gás carbônico é injetado no tecido subcutâneo utilizando-se uma agulha muito fina, melhorando a circulação e oxigenação dos tecidos, promovendo o combate da celulite, gordura localizada e flacidez.

- Mesoterapia: Micro-injeções da substância na derme e no tecido subcutâneo, onde a gordura se deposita, estimulando a ação de enzimas que degradam lipídeos. Nas células gordurosas, esta ação facilita a liberação da gordura de seu interior e dificulta o seu acúmulo.

- Drenagem Linfática: Massagem suave com movimentos lentos e rítmicos que ajuda a eliminar líquidos retidos e toxinas. Melhora a circulação sangüínea e linfática, auxiliando o combate à celulite e à gordura localizada. É um tratamento complementar aos procedimentos médicos, não sendo eficaz se usado isoladamente.

- Reeducação Alimentar: As mudanças nos hábitos alimentares, orientados por especialistas, também são importantes. A alimentação ideal deve fornecer os nutrientes necessários para a manutenção do bom estado nutricional.

Nenhum comentário:

Postar um comentário